sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

E porque não umas meias?! - Nieve Blue Socks




É tão banal oferecer umas meias no Natal (especialmente àquele elemento masculino que não sabemos o que mais poderemos oferecer!) que, chegamos até a sentir um “pequeno peso de consciência” por repetir, ano após ano, o presente natalício...

Mas já pensou que pode oferecer, na mesma, umas meias só que tricotadas por si? Sim, por si! E assim, um presente “banal” muda logo de figura, porque teve uma parte do seu tempo, carinho, amor e energia enquanto foi criado!

“Mas tecer umas meias é algo impossível para mim e muito complicado!!!” - dir-me-à o estimado seguidor que está a ler esta minha nota... Olhe que não! Tecer umas meias pode ser simples, rápido, fácil e até divertido (o viciante vem depois, porque quando “lhe apanha o jeito”, não vai querer tricotar outra coisa!)

E é mesmo isso que lhe proponho: experimentar tricotar um par de meias. 

Para tal, eu escolhi um fio diferente para um resultado diferente (mais grosso e de composição diferente do normal fio para meias), umas agulhas mais grossas (do que os “palitos fininhos para canapé” como lhe chamam, em jeito de brincadeira, muitas das participantes nos meus workshops de meias) e criei uma receita, com instruções de passo-a-passo, utilizando uma das técnicas mais rápidas, fáceis e simples para tricotar um par de meias!

Mas não é só! Porque é Natal e o espírito natalício brilha à nossa volta, porque o número de seguidores da minha página no Facebook cresce a cada dia (já somos uma família de quase 6900 seguidores!), porque adoro partilhar o que sei com os outros e me sinto profundamente grata e de coração cheio por a Vida me permitir fazê-lo, todos os dias, gravei um vídeo tutorial onde ensino, passo-a-passo, a tecer umas meias!!! :) :) :)

Depois destas surpresas todas não quer mesmo arriscar a tecer umas meias para o Natal?!

A receita é bem simples e tem por base um pé que calça o número 41. Mas a meia pode ser adaptada a qualquer outro tamanho! Como?! (perguntam vocês). Muito simples: tecem uma amostra, tiram as medidas da largura e tamanho do pé, fazem as continhas da regra de 3 simples e pronto, ficam a saber o número de malhas necessário para iniciar a meia (tendo por base a medida da largura do pé) e o tamanho pelo qual devem tecer (tendo em conta o comprimento do pé).

Eu escolhi um fio que é extremamente macio e que resulta num par de meias quentinho, fofo e muito agradável de usar (e abusar, digo eu!). Mas claro que podem escolher outro fio! Atenção que depois as medidas têm sempre de ser verificadas...

Ora então, aqui seguem as instruções:

As medidas do “meu manequim 41”: Largura do pé - 25 cm / Comprimento do pé: 26 cm

A minha amostra: Teci uma amostra 10x10 cm e obtive 14 malhas e 20 carreiras.

Os materiais que utilizei: 100 grs de fio Nieve da Valeria Di Roma, agulhas de pontas duplas de 4 mm, marcadores e fio de desperdício.

A minha receita: Montar 36 malhas e distribuí-las, uniformemente, pelas 4 agulhas (9 malhas em cada agulha). Tricotar em redondo com as 5 agulhas. Tecer o cós, em canelado 1x1 (um liga, um meia), durante 10 voltas. 
Tricotar, em meia a parte da perna da meia, por 18 cm o que equivale (de acordo com a minha amostra) a 40 voltas. 
De seguida, tricotar metade das malhas (18 malhas que correspondem a 2 agulhas) com o fio principal e a outra a metade com um fio de desperdício, para, posteriormente, se levantar daqui as malhas para tecer o calcanhar. 
Após esta volta, tricotar em meia e com o fio principal, por mais 12 cm (o que equivale, de acordo com a minha amostra, a 45 voltas). 
Após tricotar a parte do pé, iniciar a biqueira. Para tal, e tendo o cuidado de verificar se a mesma está alinhada com o calcanhar, tricotar uma meia e SSK (slip, slip, knit) - se tiverem dúvidas de como fazer este mate, vejam no separador vídeos,  na minha página de Facebook, porque tenho lá um vídeo tutorial que ensina a fazer; continuar a tecer em meia as restantes malhas da 1ª agulha; na 2ª agulha, tricotar em meia até 3 malhas antes, tecer 2 pontos juntos em meia e uma meia; na 3ª agulha, tecer uma meia, SSK e continuar em meia até ao fim; na 4ª agulha, tecer em meia até 3 malhas do fim, tecer 2 malhas juntas em meia e uma meia. A próxima volta é tecida toda em meia, sem diminuições. Repetir estas duas últimas voltas por mais 5 vezes. 
Para finalizar a biqueira, passar as malhas apenas para 2 agulhas (uma segura as malhas da frente e a outra as malhas de trás da meia). Rematar as malhas dos topos passando duas malhas sem tecer e acavalando a passada primeiramente sobre a segunda; voltar a devolver à agulha e repetir este procedimento nas 4 extremidades das agulhas. 
Finalmente, cortar o fio com uma ponta ainda comprida (cerca de 40 cm) e cerzir a biqueira (no separador vídeos tenho um tutorial que ensina a cerzir , mas no vídeo da meia também ensino esta técnica de costura invisível no tricot). 
De seguida, para tecer o calcanhar, levantar pontos onde está o fio de desperdício (o vídeo tutorial da meia ensina a fazer!), tecer uma volta toda em meia e de seguida, tecer de forma igual à biqueira. 

E pronto!!! Depois é só tecer outra meia igual e calçar... Os vossos pés vão ficar fofos e quentinhos :)

Aqui fica o vídeo: 



Espero que tenham gostado desta minha surpresa e miminho de Natal que preparei para vós, com todo o carinho!

Bons tricots e boas inspirações!!!

Ah! E não se esqueçam de publicar fotos das vossas meias, aqui nos comentários :) Gosto muito de ver os vossos trabalhos e estou disponível para alguma dúvida que (apesar da receita e do meu vídeo) possa surgir!

Grata, de coração!

Sem comentários:

Enviar um comentário