sábado, 1 de setembro de 2018

Tricot mês a mês: Setembro organizado, tempo multiplicado!



Bem-vindo, Setembro!!! 🌻🍁🍂

Fim das férias 🏖, regresso às aulas📚, filas de trânsito matinais intermináveis🚦, finais de tardes mais curtos⌚, primeiras chuvas ☔... e pouco tempo para tantos afazeres e para o seu hobbie - o tricot! 😭

Calma!!! ✋ Faça de Setembro um mês excelente e de excelência!!!🏆

Dê vida aos seus projectos e co-crie magia com o seu fio e agulhas!🔮

Veja as 5 dicas infalíveis💡que sigo diariamente, implemente uma nova estratégia e manifeste um novo cenário e uma atitude motivada no mês que hoje se inicia!!!🎯

Como?! É o que lhe vou contar de seguida!

Diariamente, sigo algumas "rotinas" que, para além de organizar o meu dia e todas as tarefas que tenho de fazer, ainda me permitem gerir o meu tempo de forma eficiente...

Muitas pessoas me perguntam: "Mas a Tânia não dorme?!"... Claro que durmo e respeito as horinhas diárias de descanso! Um corpo e mente repousados "dão horas ao meu relógio"!

DICA 1: CLARIFIQUE!

Para "dar resposta" a todas as solicitações, ideias e projectos é essencial que, desde logo, se organizem e "arrumem as ideias". 

Assim, clarifique os seus objectivos, definindo-os de forma exacta e precisa! 

Escreva-os num diário ou numa folha de papel. Elabore to-do lists (listas de tarefas). 

Isto garante que não esquece nenhuma solicitação ou compromisso, sossega a sua mente sem necessidade de preocupação e ansiedade e ainda lhe permite organizar o seu dia e tempo de forma super eficiente!

DICA 2: PLANIFIQUE!

Uma lista de tarefas, por si só, não resolve o problema! É como ter a lista de compras redigida, mas as compras não se fazem sozinhas nem todas ao mesmo tempo!!!

Torna-se necessário elaborar um plano de execução dessas mesmas ideias, projectos, compromissos!

E nesse plano, é fundamental 2 coisas: gerir e priorizar!

Ao estabelecer prioridades no "leque" de tarefas que tem para fazer, permite-lhe focar a sua atenção e energia numa tarefa, de cada vez, reduzindo ansiedade ou o tão conhecido estado "sob pressão"! E, consequentemente, esse foco vai traduzir-se numa maior concentração, motivação e eficácia o que, tudo junto, terá como resultado menor dispêndio de energia, maior produtividade, mais serenidade e "crédito de horas" no seu relógio.

E aqui entra a gestão das suas tarefas! Depois de estabelecidas as prioridades, trace o plano de execução, distribuindo essas tarefas ao longo do seu dia, respeitando o momento mais adequado para cada uma delas ser feita.

Este "mapa do tesouro" vai permitir-lhe um sossego mental e uma eficácia na execução fantásticos!

DICA 3: CALENDARIZE!

Pode acontecer (e em 99% dos casos acontece!) que existam tarefas que têm de ser feitas ao mesmo tempo, pois são todas "prioritárias"! (Achamos nós!)

Doce ilusão! A única prioridade é, de facto, o seu bem-estar (emocional, físico e psíquico)... e para estas tarefas mais desafiantes há um remédio infalível: estabelecer prazos!

Sim, isso mesmo! E não para causar pressão ou ainda mais ansiedade, antes pelo contrário, para traçar um "plano B" que permita gerir e realizar estas tarefas sem dramas ou cançaso injustificado! E todas a tempo!

Então, defina momentos concretos para a execução destas tarefas (com número de horas/minutos bem definido) e distribuídos ao longo do dia ou semana... Isto permite-lhe "dar resposta" a vários projectos, ao mesmo tempo!

Estabeleça esses timings ou tempos de execução de acordo com a prioridade real dessas tarefas (já por si, prioritárias!).

Acha que não funciona? Deixe-me contar-lhe um segredo:

Sabia que basta tricotar 10 carreiras por dia, 6 dias por semana (pois "um é para descansar"!, já dizia o outro) para conseguir tricotar uma camisola num mês e meio?! Imagine agora como poderá organizar todas essas tarefas prioritárias e ainda lhe sobrar tempo para outras coisas! Veja a quantidade de camisolas que pode tricotar 🙄🙄🙄 basta 10 carreiras em cada uma, por dia!

DICA 4: EXECUTE!

Claro está que esta é a "descoberta da pólvora"! Os planos, por melhor que sejam, precisam de ser executados! (A compras não se fazem sozinhas, lembra-se!?)

Uma vez traçado o plano, é tempo de "pôr mãos à obra"!
E nesta fase é muito importante ter em conta 3 coisas: disciplina, foco e determinação!

A disciplina é fundamental para seguir (e cumprir) um plano! 
Se criou timings, cumpra-os! Se priorizou tarefas, respeite essa ordem! 
Siga o seu plano e desfrute dos "minutos a mais" que vão começar a surgir no seu relógio!
Descanse e não sobrecarregue o seu tempo! Concluiu as tarefas e ainda lhe sobra tempo? Óptimo, desfrute dele... o objectivo era mesmo esse, ganhar tempo para si (e família), dando resposta às tarefas que tinha em mãos! 
Durma as horas todas... alimente-se, hidrate-se e exercite-se correctamente! Nenhum veículo anda sem conbustível ou danos no motor! Estime a máquina fabulosa que o seu corpo é!

O foco é essencial para uma concentração exemplar nas tarefas, com maior produtividade, rentabilidade e menor esforço ou desgaste!
Concentre-se numa tarefa de cada vez (mesmo que esse momento seja por um minuto apenas!), mas foque a sua atenção, energia e alegria nele! 
Serene a sua mente, sem permitir que esta se pré-ocupe com "o resto que tem para fazer" e desfrute do momento ... Como dizia Fernando Pessoa:" sê todo em cada coisa"! Potencie a sua eficácia e eficiência, "dando-se" ao Agora,  permita-se sentir a maravilha do que está a fazer, veja a beleza da tarefa (e não apenas ou sobretudo os aspectos negativos dela!), encare-a como uma bênção em que lhe é permitido fazer, pôr mãos à obra, realizar,  manifestar, criar, a partir de si, das suas mãos, do seu saber e habilidades... reconheça a enorme dádiva que isto é e sinta-se feliz, alegre!

Polvilhe com alegria cada segundo do seu dia! Tudo, absolutamente tudo, tem espaço para receber alegria...
E falo de alegria pura, genuína, não o disparate inapropriado ou as piadas sem graça ou os sorrisos forçados...
Falo de entrega! De SER naquilo que faz (mesmo que seja lavar a chávena do café da manhã, recolher o lixo, limpar o pó, ler um livro, assistir um filme, tricotar um projecto, levar o filho à escola, ajudar alguém na rua)... Espalhe e espelhe alegria! Leve-a onde o medo, as inseguranças e a tristeza julgam reinar! Faça tudo, absolutamente tudo, com uma pitada de alegria e mude a sua vida (e a dos que o rodeiam, também!).

A determinação é, de igual modo, fundamental para uma óptima e eficiente execução de qualquer plano! É como o general a comandar a tropa!
Ela permite-lhe perseverar, em vez de desistir na primeira dificuldade! Ela injecta-lhe motivação, quando um obstáculo provocar uma falha, erro ou frustação! Torna-o resiliente e persistente, corajoso e forte,  na prossecução e realização de qualquer tarefa que tenha a seu cargo!
Confie em si, nos seus dons, talentos, capacidades! Aceite o poder maravilhoso que tem dentro de si e "vá para a batalha" de "cabeça erguida"! Foco, fé e força!

DICA 5: FESTEJE!
A vida é feita de ciclos! Há o momento para semear e plantar, para cuidar e nutrir, para vigiar e aguardar, para colher e celebrar!

É importante que celebre as suas vitórias e conquistas, que reconheça o seu trabalho e resultados (mesmo que não sejam exactamente os esperados), que valorize o seu empenho, entrega e dedicação no processo!

Aceite o momento de festa (da colheita e celebração dos seus objectivos)! Dance, cante, pinte, escreva, compre algo para si, relaxe ao som de uma boa música/filme, mime-se, passeie, aprecie o seu prato favorito, leia um bom livro, assista um bom filme, conecte-se com a natureza, faça algo que marque o momento e o assinale como uma ocasião especial (que é, de facto!)... celebre o resultado, aprenda as lições, recupere para o próximo objectivo e projecto!

Seja grato, a si, aos Céus, ao Universo! Este momento é seu, fez por o merecer! Desfrute-o! Alegre-se! Viva! Surpreenda-se! Co-crie magia com o seu fio e agulhas!

Grata de ❤ e um Setembro abençoado!

#boladepelocriacoes #365diasdecriatividade #tricotmêsamês #setembroorganizadotempomultiplicado

2 comentários: