terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Gráficos e símbolos no Tricot





Não raras vezes, sou solicitada para ajudar alguém que está em “apuros” com os gráficos ou com os símbolos no tricot...

E é compreensível que a nossa primeira reacção a um esquema cheio de quadrículas e símbolos seja de “medo”!

Mas... não precisa de ser assim, (ou para sempre, assim)! Há um momento a partir do qual é marcada a diferença! A sério!!! 

A função de um gráfico no tricot é simplificar (sim, isso mesmo!) o ponto de fantasia (em regra de motivos lace (ajourados/rendados), mas também de outros (como padrões de colourwork (tricot colorido, como lhe chamo, de que são exemplos o fair isle, o jacquard, embora nestes gráficos eles representem a alterações de cores do padrão e não tenham o significado dos símbolos que enumero mais abaixo) ou de torcidos e tranças, cuja função é tornar mais simples e facilmente perceptível, a “olho nu”, o resultado daquele ponto que está representado no gráfico!

Para alcançar tal intuito, o gráfico utiliza símbolos que representam os pontos/malhas que constituem o motivo/padrão a repetir e ainda nos dizem como esses mesmos pontos serão tecidos para obterem aquele efeito!

Assim, primeira conclusão: para se entender um gráfico, é necessário saber o que os símbolos representam :) Para isso, os gráficos são sempre acompanhados de uma legenda, que nos diz qual o significado de cada um dos símbolos que foi utilizado.

Mas, voltemos aos gráficos (por enquanto!). Há algumas regras básicas (e extremamente simples!) a seguir para conseguir interpretar correctamente um gráfico no tricot:

  1. Os gráficos representam um determinado ponto de fantasia; nessa medida, eles são compostos por quadrículas, sendo que, cada uma delas, representa em largura, o número de malhas na agulha e, em altura, o número de voltas/carreiras.
  2. Em regra e principalmente em gráficos de motivos rendados, apresentam apenas as carreiras do lado do direito do trabalho, para ser mais fácil de visualizar o efeito que aquele ponto tem! Como é que se vê isto? Simples! Nas laterais dos gráficos existe uma numeração; se ela estiver de 2 em 2 números (mostrando apenas números ímpares - ex: 1, 3, 5, 7...), tal significa que o esquema apenas representa as voltas do lado do direito do trabalho. Se essa numeração estiver de 1 em 1, então também tem representadas as voltas/carreiras do lado do avesso do trabalho. ATENÇÃO: Nos gráficos que estão numerados seguindo a numeração ímpar, por vezes, entre essas linhas onde está o número, existe uma linha com quadrículas todas brancas. Neste caso, este gráfico tem representadas as carreiras do lado do avesso também, na medida em que nos informa que, após a volta do lado do direito, que está numerada e em que teremos de tecer as malhas conforme os símbolos nos indicam, existe uma carreira que será toda tecida da mesma forma (e já veremos como, quando falarmos dos símbolos!)
  3. Uma vez que os gráficos representam um determinado ponto, é normal que tenham destacados (a outra cor, formando um quadrado ou rectângulo) o número de pontos que se repete nesse motivo/ponto de fantasia. Este “destaque” indica-nos de quantas malhas é que este ponto de fantasia é múltiplo (isto é importante para ajustarmos o número suficiente de malhas nas nossas agulhas, aquando da montagem).
  4. Os gráficos lêem-se no sentido que se tece, isto é, da direita para a esquerda, (nas carreiras do direito e ímpares) e da esquerda para a direita, nas carreiras do avesso! Quando se tece em redondo e em circular, o gráfico é sempre lido no mesmo sentido, ou seja, o sentido em que se tece - da direita para a esquerda.
  5. Agora os símbolos!!! Tomando como ponto de partida que cada quadrícula do gráfico representa uma malha na agulha, os símbolos mostram como essa malha será tecida. Assim, há um conjunto de símbolos (que são repetitivos e, embora tenham algumas variações, são muito semelhantes!) que representam graficamente essa forma diferente de tecer. Abaixo, consta uma pequena lista com os principais (e mais comuns) símbolos que podemos encontrar nos gráficos de tricot. Existem outros símbolos, que não enumero na tabela abaixo mas, como vos disse, existe sempre uma legenda que acompanha o gráfico ;)
Então, a partir de agora ficou muito mais simples entender e ler os gráficos no Tricot, certo?!

Se mesmo assim tiverem alguma dúvida, coloquem-na abaixo, nos comentários :) Terei todo o gosto em vos ajudar a “descomplicar”, na medida do que me for possível!!!

Grata e bons tricots!!!

2 comentários: