sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Mais uma inspiração...a lembrar o Outono, as colheitas e o Halloween!!!

Olá a tod@s, querid@s seguidor@s!!!

Durante o mês de Setembro, as primeiras brisas frescas a trazer aromas de Outono, inspiraram as nossas agulhas a tecer mais um "miminho" para bebé (0-3 meses).



Fizémos um casaquinho com umas botinhas a condizer, com nervuras de abóbora, para bem nos recordar das colheitas, das tardes mais curtas mas ainda quentes, do laranja-púrpura que fica a banhar o horizonte ao pôr-do-sol e ainda o Halloween (Dia das Bruxas) que chegará no final deste mês!

O mote que ditou as malhas, os mates e as laçadas foi este: "Finais de Setembro, mês das colheitas! Início do Outono, das primeiras noites mais frescas, onde sabe bem o aconchego de umas botinhas fofas e quentinhas! O Sol despede-se mais cedo ao final da tarde e deixa um rasto púrpura alaranjado no horizonte. As árvores, ora frondosas e verdes, vão vestindo tons outonais; os campos, antes mantos esmeralda viçosos, vão sendo "salpicados" por frutos e legumes da época!!! Eis que chega o Outono e uma cálida lembrança recorda um tempo de pausa, de reflexão e de amadurecimento!!!"

A pala/cabeção do casaquinho não é da nossa autoria. Fomos buscar inspiração no blogue "Dalva artes em trico e croche", que poderão encontrar neste link: http://dalvatricoecroche.blogspot.com.br/
(publicação de Segunda-feira, 21 de Outubro de 2013).

Para o corpo do casaquinho, e depois de fazer a divisão das mangas, frentes e costas como consta da receita do link que referimos acima, acrescentámos 10 malhas para cada cava e começámos a tecer o corpo do casaquinho, no ponto fantasia, que chamámos de "nervuras de abóbora".


Este ponto é múltiplo de 7 malhas e pode ser tricotado da seguinte forma:

Se tricotado em carreiras de ida e volta/em linha - corpo do casaquinho:
Carreira 1 (direito): tricotar tudo em meia
Carreira 2 (avesso): tricotar em liga 5 malhas; tricotar em meia 2 malhas
Repetir a carreira 1 e 2 até ao tamanho desejado.

Se tricotado em voltas (circular) sempre do lado direito - mangas do casaquinho:
Carreira 1: tricotar tudo em meia
Carreira 2: tricotar em meia 5 malhas; tricotar em liga 2 malhas
Repetir a carreira 1 e 2 até ao tamanho desejado.

Para realçar a divisão entre pala/cabeção e corpo do casaquinho, fizémos dois cordões de tricot.

Para a carcela dos botões, fomos fazendo as respectivas "casinhas", a distâncias regulares, de 5 cordões de tricot umas das outras.

Finalizámos com uma barra 1x1, com 2 cm de altura.

Nas mangas, levantámos 5 pontos a meio da cava, apanhámos as malhas em espera e levantámos mais 5 pontos na outra metade da cava. Tecemos em redondo, pelo direito, com 4 agulhas, no ponto fantasia, finalizando as mangas com 2 cm de barra 1x1. 

A altura do corpo do casaquinho (desde a cava até ao cós) é de 14 cm. A altura das mangas (desde a cava até ao punho) é de 13 cm.

Mais uma vez, usámos fio da Miltons (Baby) e agulhas circulares e pontas duplas para tricot 3,5 mm.



 Foi uma inspiração que nos deu imenso gosto tricotar!!! E a nossa criatividade fervilhou tanto nas agulhas que criámos um "modelito" nosso: as botinhas "abobrinha de Halloween"!


Este modelo será objecto do nosso novo desafio: um KAL,  de participação gratuita, durante 2 semanas (com início a 5 de Outubro e terminus a 19 do mesmo mês).

Para participarem neste KAL, deverão aderir ao evento do Facebook, neste link: https://www.facebook.com/events/393943344138002/  e solicitarem os vossos esquemas/instruções através do email boladepelocriacoes@gmail.com.

A participação é aberta ao público em geral e todas as dúvidas que surjam durante o mesmo deverão ser colocadas no evento do Facebook, onde serão oportunamente respondidas.

Poderão publicar fotos da evolução das vossas botinhas e do resultado final também nessa página do evento.

Esperamos que gostem deste nosso novo desafio e que se juntem a nós, para este KAL de umas pequenas abobrinhas de Halloween!

Obrigada e tod@s e até já!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário